logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 19/05/2024 07:40

Desenvolvimento territorial de SC é tema do Protocolo de Intenções assinado entre Estado e MPSC

';
  • Divulgação / Seplan -

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) firmou com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) um protocolo de intenções para promover ainda mais o desenvolvimento territorial do estado. A assinatura do documento, na última terça-feira, 30, tem duração inicial de 60 meses e representa na prática um avanço estratégico para o desenvolvimento regional e urbano catarinense.

A Seplan e o MPSC vão compartilhar informações de forma colaborativa para definir estratégias de ação, como orientar trabalhos cartográficos e geográficos, revisar a Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, além de promover, de forma racional, a ocupação do solo rural e urbano e implementar a Política Municipal de Mobilidade Urbana. 

O secretário da Seplan, Edgar Usuy, acredita que a parceria com o MPSC é fundamental para que os processos se tornem menos complexos. Usuy reforça que “o Governo do Estado dá as diretrizes para que os dados sejam democratizados e fundamentem as políticas públicas, baseadas em evidência.” 

A Seplan é o órgão responsável pela fiscalização do protocolo de intenções, sobre o comando do diretor de Desenvolvimento e Gestão Territorial, Luis Felipe Braga Kronbaue. O diretor informa que serão realizadas reuniões periódicas para que outras iniciativas sejam colocadas em prática como a padronização de procedimentos técnicos, a criação de grupos de trabalho para estudo e elaboração de materiais informativos, levantamento atualizado sobre a ocupação territorial de Santa Catarina, entre outros.

O gerente de Cartografia e Integração Territorial da Seplan, Thobias Furlanetti, destaca que o último levantamento do gênero foi feito em 2012. “Com a tecnologia que temos hoje, vamos chegar a uma precisão que era inimaginável na época. Como esses dados são importantes de maneira transversal para diversos órgãos do Estado, decidimos centralizar o projeto com a Seplan”, ressaltou.


Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul Anterior

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Registro de tornado em PASSOS MAIA SC na tarde desta quinta-feira 02/05 Próximo

Registro de tornado em PASSOS MAIA SC na tarde desta quinta-feira 02/05

Deixe seu comentário